quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Letramento digital, que bicho é esse?

Nesses tempos modernos, ouvimos falar muito em letramento digital e como temos que saber fazer uso dessa tecnologia, daí vem a pergunta: e o que seria isso? o que é ser um letrado digital? Para começar vamos diferenciar alfabetização de letramento. Alfabetização é o processo no qual o aluno adquire a tecnologia de ler e escrever, enquanto que o letramento é quando, uma vez adquirido o método, o aluno precisa saber como utilizá-lo nas práticas sociais. Dessa mesma forma se enquadra o letramento digital, a pessoa pode ter o conhecimento básico e fazer o uso banal das mídias ou utilizá-las para tomar consciência da realidade e transformá-la.
Apesar do processo de letramento digital estar presente em toda a sociedade, mesmo que seja quase imperceptível, ele ainda não acontece nas escolas. Implantar essa nova consciência é o grande desafio, tanto para os educadores quanto para os governantes.
Utilizar recursos como navegar em textos da web, utilizar sites de relacionamento como orkut, enciclopédias virtuais, trabalhar com imagens e animações, são algumas mudanças que devem estar inseridas no contexto do processo educacional. Quando é utilizado um processo digital, as possibilidades de aprendizagem são multiplicadas, a atenção e a interação são incentivadas, pois simplifica atividades complicadas e propicia aos alunos o sentimento de serem autores de seus trabalhos, uma vez que tudo pode ser publicado e exibido na internet.
Estes recursos citados acima são alguns dos muitos aliados no processo de letramento digital. Porém, apenas o uso de mídias não é suficiente, pois as tecnologias, por si só, não vão revolucionar a educação, é preciso pensar em um educador letrado digitalmente.
O letramento digital é uma inclusão social em todos os sentidos, e não podemos esquecer que é uma prática social. Temos que promover o letramento digital ao ponto de poder dialogar com o mundo de igual para igual, de modo que não só possamos acessar conteúdos, mas também produzi-los, além de expressar opiniões, idéias e a cultura local.

Nenhum comentário: